quinta-feira, 18 de junho de 2015

No Mundo Encantado de Monteiro Lobato

Planejamento REA

Língua Portuguesa 
Tema: No Mundo Encantado de Monteiro Lobato


 



Série: 5ª
Tempo de realização: 12 horas/aula

Objetivo de Aprendizagem: Disseminar conhecimento sobre os tipos textuais existentes através da representação teatral, produção de vídeos e intervenções didáticas envolvendo professores e alunos.

Conteúdo/Habilidade: Tipos Textuais (Fábula, Conto, Poesia, Dramatização.)

Público-alvo: Alunos da 5ª série.

Aspectos técnicos e procedimentos.
Sensibilização da escola para o projeto: Serão divulgados os critérios para desenvolvimento das atividades, bem como para a seleção dos textos e ilustrações, e assim, os alunos concorrerão para que suas produções sejam publicadas na WEB, além de terem obtido aprendizado com a atividade.
Seleção do conteúdo: O conteúdo será selecionado pelos professores das disciplinas de Artes e Língua Portuguesa, enfocando a obra de Monteiro Lobato. A seleção de todo o conteúdo será de responsabilidade dos professores e alunos, que farão pesquisa e selecionarão em sala de aula o conteúdo correspondente.
Será necessário o estudo sobre a vida e a obra do escritor e poeta Monteiro Lobato, após esse estudo, será selecionado textos para a montagem das apresentações. Os textos serão apresentados pelos grupos de alunos em forma de desenhos, pinturas, grafismo, recitais e dramatizações.
Toda a produção será documentada pelos alunos em câmeras e após essa fase, as filmagens serão editadas e compartilhadas por meio de postagens nas redes sociais, sites de vídeos entre outros meios da WEB. O desenvolvimento dos trabalhos gráficos que contará com desenhos dos alunos resultantes de um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Artes e Língua Portuguesa, e que ilustre a obra do autor em estudo contemplando também os tipos textuais.
Os procedimentos adotados são: seleção textual; produção dos desenhos; desenvolvimento das filmagens; correção ortográfica, o que focalizará o novo acordo ortográfico; exposição na escola dos vídeos para os alunos de outras séries.
Pesquisa: Em livros e nas redes digitais.
Publicação: As referidas filmagens deverão ser reproduzidas e distribuídas entre os alunos, mediante apresentação do trabalho na escola e compartilhamento nas redes sociais e postagens na WEB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário